Covid-19
Crianças começam a receber a segunda dose
Mediante agendamento, vacina está sendo aplicada em novo ponto em Pelotas
A aplicação da segunda dose da vacina para as crianças de 6 a 11 anos, imunizadas contra a Covid-19 há, no mínimo, 28 dias com CoronaVac, começou nesta quarta-feira (2) em Pelotas. O procedimento será o mesmo adotado para a primeira dose, por meio de agendamento de data e horário, no site da prefeitura - pode ser acessado em pelotas.com.br/coronavirus/vacinacao-infantil. O local para vacinação é o novo ponto instalado na rua General Neto, 1.707, próximo ao Centro de Radioterapia e Oncologia (Ceron) entre as ruas Professor Araújo e Marcílio Dias.
A movimentação no local foi tranquila, com registro de alguns horários vagos ao longo do dia. Por volta das 13h30min, cerca de 85 crianças já haviam completado o esquema vacinal no endereço. Entre elas, estava o pequeno Joaquim Vergara, de seis anos. "Hoje foi bom, não doeu nada e foi bem tranquilo", contou. Tranquilidade também foi o sentimento relatado pela bancária Carla Vergara, mãe do menino. "A gente agora já se sente bem mais aliviado, até mesmo em função do retorno às aulas", resumiu.
Mais tímida, porém não menos corajosa, foi a jovem Sahra Silveira, de 11 anos, que também fez questão de ressaltar, inclusive para os amigos, a importância de receber a proteção contra o coronavírus. "A vacina é importante para proteção, não dói nada e é bem tranquila", afirmou, após receber o Certificado de Coragem. "Agora, acredito que as crianças vão ter um pouco mais liberdade de sair para a rua, ir ao colégio, voltar um pouco à normalidade, sem se descuidar das proteções", projetou Fabiane Alves, que acompanhou a filha.
Novo endereço no Centro
Pelotas abriu o novo espaço de vacinação no último sábado. Nesse dia da semana, o local atenderá o público de 12 anos ou mais, disponibilizando primeiras, segundas, terceiras e quartas doses. Essas ações eram realizadas no Colégio Estadual Coronel Pedro Osório, que retomou as atividades educacionais e, por isso, deixou de ser ponto de imunização aos sábados.
Nos dias de semana, de segunda a sexta-feira, o novo local - na rua General Neto, 1.707 - será ponto de aplicação de segundas doses de CoronaVac para as crianças, mediante agendamento.
Decreto
Publicado na quarta-feira, o Decreto Municipal 6.550/2022 mantém a obrigatoriedade do uso de máscara de proteção facial para crianças maiores de três anos de idade, em Pelotas, como forma de prevenção à infecção pelo coronavírus. A medida vale até o dia 18 deste mês e vai de encontro à norma estadual nº 56.403, que entrou em vigor no sábado, que permite a não utilização do equipamento por crianças menores de 12 anos.
"Manteremos, em Pelotas, a exigência do uso de máscara para crianças acima de três anos até o dia 18 de março. Apoiados no princípio da precaução, que sempre nos guiou durante a pandemia, pretendemos esperar que passe o efeito do feriado do Carnaval antes de flexibilizarmos", disse a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) em manifestação pelas redes sociais.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário